• Prema (@coessencial)

CONEXÃO NATUREZA MUSICAL


Idealizado pelo músico e terapeuta João Mendes Rio e a artesã cantante Débora Arau com colaboração dos amigos, neste ano, o evento Conexão Natureza Musical traz a temática da Conscientização sobre as Águas e a sua relação com a essência do Ser, por meio de um encontro da Arte e Natureza.

Serão dois dias com shows de artistas locais que trazem em suas obras a conexão com a Natureza, oficinas de Alimentação, Dança, Yoga, Poesia Musical, Palhaços e outras experiências artísticas.

PROGRAMAÇÃO:

Sábado – 30 de agosto

9h – Aula de Yoga Integral com Prema e Daniel Tamietti (violoncelo/violão)

10h30 – Roda de conversas sobre as ÁGUAS

Oficina para crianças (Débora Arau)

13h – Almoço (Manjari Vegetariano)

Palco Almoço: Aurélio Aeto

14h30 – Oficina “Saúde pelo Movimento” com Fernanda Signorini e Felipe Pinheiro (participação João Mendes Rio)

16h30 – Pic Nic com Intervenções sonoras e artísticas (Palhaço Thiago Amador)

19h30 – SHOW COM FERNANDA SIGNORINI E FELIPE PINHEIRO

21h – SOL BUENO E GIANCARLO BORBA

Domingo – 01 de setembro

9h – Yogalates com Ju Novaes

10h30 – Palestra “Alimentação Curativa para a Regeneração do Ser” com Rafael Moura

10h30 - Oficina Alimentação Viva com Laurita

Oficina para crianças

12h30 – Almoço Alimentação Viva com contribuição dos participantes

Palco Almoço: Árvore Sonora - Flautas e Harpas (Maycon Lack e Cláudia Miranda)

14h – Oficina Criação Poética Musical com João Mendes Rio

16h – Pic Nic com Intervenções sonoras e artísticas (Cinemáticos Som-os-Om)

17h – SHOW "NATUREZA MUSICAL" COM JOÃO MENDES RIO, DÉBORA ARAU, ANTÔNIO BEIRÃO E SURPRESAS

19h – LAURA CATARINA

HOSPEDAGEM (OPCIONAL)

Hostel Reduto das Artes Ateliê: (31) 99735-5322 (Paula)

Alameda Jequitibá , Recanto da aldeia/Casa Branca Brumadinho-MG

https://redutodasarteshostel.negocio.site/

*Reserva direto com a pousada

Hospedagem econômica = 80,00/pessoa inclui café da manhã

Camping = 35,00/pessoa inclui café da manhã

ALIMENTAÇÃO:

Manjari Vegetariano (almoço sábado) – contribuição: R$ 20,00 (sob encomenda, optar no momento da compra do ingresso).

https://www.facebook.com/manjari.vegetarianodelivery

Laurita Alimentação Viva (almoço domingo) – contribuição: alimentos para o preparo e participação na oficina de Alimentação.

https://www.facebook.com/Movimentogirassolav/

Roots Ativa @roots_ativa - Com o intuito de divulgar parte da vivência RastafarI o grupo Roots Ativa desenvolve suas atividades de produção e comercialização de alimentos naturais (Ital), artesanatos e cosméticos, além da divulgação de materiais gráficos sobre diversos aspectos da vivência.

https://www.facebook.com/RootsAtiva/

RECOMENDAÇÕES:

- Traga canga, almofadas ou tapete para sentar no chão (oficinas e shows).

- Traga alimentos saudáveis para o Pic Nic e seu copo ou garrafinha para a redução do lixo.

- Compartilhe ou solicite caronas solidárias. Envie seu contato para entrar no grupo de whatsapp (31) 99723-3002.

- Para almoçar DOMINGO no evento é necessário participar da Oficina de Alimentação Viva com Laurita e trazer os alimentos (sugestão: 2 maçãs, folhas verdes lavadas e/ou outras frutas, legumes, coco verde ou seco, frutas desidratadas e/ou sementes germinadas (para quem já sabe germina ou in natura para próxima oficina).

- Não é obrigatório se hospedar ou consumir apenas o que for vendido no espaço, mas será legal se puder contribuir com os parceiros da Alimentação.

ATRAÇÕES:

SHOW "NATUREZA MUSICAL" - JOÃO MENDES RIO, DÉBORA ARAU, ANTÔNIO BEIRÃO E SURPRESAS

O Show "Natureza musical" é um apanhado da música autoral de João Mendes Rio, passando um pouco por vários de seus trabalhos, como o musical das operetas, as faixas de seus discos já produzidos, as canções inéditas, além da sensibilidade terapêutica do concerto de cura. Toda esta trajetória será vivenciada ao lado dos companheiros Antônio Beirão (contrabaixo e vocal) e Gustavo Noronha (Percussão). Desenvolvido a partir de experiências em Musicoterapia, o Concerto de Cura apresenta seleção de músicas autorais e reflexões guiadas ao vivo, com voz, violão e instrumentos percussivos. O Concerto é mais que um show; é uma experiência terapêutica, que utiliza a música para conduzir os participantes a um profundo estado de relaxamento e mergulho interior. Foi desenvolvido por João Mendes Rio, tendo como base 20 anos de trabalho em Musicoterapia, formações em terapias sistêmicas, como a Constelação Familiar, e o contato com o mestre Stênio Mendes, pela música orgânica.

Desde os dez anos de idade, João captava letras e melodias bem particulares, as quais hoje compõem seu baú de canções autorais que costuram o concerto, aliadas a criações em parceria com vários companheiros de trajetória musical. Os temas de suas canções falam dos ciclos da vida, da escuta e conexão com a natureza. Por meio de uma linguagem metafórica e lúdica, suas músicas aproximam os elementos da natureza aos sentimentos humanos, levando-nos a profundas reflexões sobre nossas dores e amores, nossas fases e desafios, nossas realidades e metáforas..

SHOW SOL BUENO E GIANCARLO BORBA Também estarão presentes no Segundo Festival de Música Medicina da Serra Sagrada os queridos amigos Sol Bueno e Giancarlo Borba, realizando o show "Do Lado". O espetáculo “Do Lado” apresenta o encontro destes dois encantadores parceiros na arte e na vida: Sol Bueno, com viola caipira, voz e percussão, e Giancarlo Borba, com violão, voz, percussão e handpan.

Juntos, Sol e Gian nos apresentarão seus olhares acerca de suas memórias afetivas e sonoras, passando também pelos caminhos das lutas sociais, o que faz do show uma costura entre as realidades, os sonhos e as culturas que nos alinhavam. A apresentação do show é extremamente sinestésica, envolvendo, além da música, intervenções que convidam a experiências com cheiros, gostos, toques e imagens. Um convite sensível para sentir o tamanho das histórias dentro do mundo de cada um de nós e dos povos que nos constituem em nossas mais ricas linhagens. Na composição e estruturação das músicas, os diálogos entre violão, viola caipira, handpan, percussão e vozes trazem à cena nuances sonoras de paisagens de um Brasil múltiplo de sua imensa sede criativa. Uma experiência mágica para celebrarmos juntos as tradições culturais e musicais de nosso país como esta legítima medicina que somos.

SHOW LAURA CATARINA

Laura Catarina possui sensibilidade poética que lhe oferece versatilidade para percorrer por diversos universos musicais. Lançou, recentemente, seu primeiro álbum autoral intitulado “Amor em si”, que conta com direção musical de Luiz Gabriel Lopes e produção musical de Luiz Gabriel e Kiko Klaus. A influência do pai foi importante para o início da carreira. Aos nove anos de idade, Laura já estava envolvida profissionalmente com a música. Ela estudou canto popular com Babaya Morais e canto lírico com Conceição Nicolau e com Daiana Melo, no Cefart do Palácio das Artes. Violonista autodidata, em 2014, Laura Catarina realizou sua primeira apresentação autoral na “Mostra Cantautores”. Ela também já dividiu o palco com a banda Iconili, com o Bloco Tambor Mineiro e com Maurício Tizumba, Renato Motha e Patrícia Lobato, entre outros artistas. Já gravou com Luiz Gabriel Lopes, Sérgio Pererê, Flávia Wenceslau, Hot Apocalypse, Kdu dos Anjos e com seu pai Vander Lee em dois discos e no último DVD lançado por ele.

SHOW FERNANDA SIGNORINI E FELIPE PINHEIRO

Pela primeira vez fora de contexto ritualístico, os companheiros de canto e de vida Felipe Pinheiro e Fernanda Signorini trarão um repertório que mescla músicas autorais e releituras de outros compositores.

Em sua bagagem está a música regionalista e tradicional, principalmente brasileira. A dupla traz elementos do congado e das guardas de marujo, e também uma homenagem ao povo cigano.

A contemplação à natureza e o reverendo aos povos tradicionais são o que constituem e inspiram a dupla de voz, violão e percussão. Também o corpo, como nosso grande elemento expressivo, é a todo momento convidado a dançar e se experimentar.

Aurélio Aeto Aurélio contempla suas músicas a natureza, autodidata há 5 anos vem compondo músicas de paisagens por onde passa, e estuda o poder de cura e harmonização da música e instrumentos musicais.

Espetáculo com Palhaço Thiago Amador: A maior Banda da Terra The Lover Man Band

O Palhaço Amador anuncia a apresentação da maior Banda da Terra, ela não chega e ele é obrigado a cobrir os artistas. Números incríveis, cenas inéditas e performances inusitadas acontecem neste espaço ocupado pelo palhaço. Como num passe de mágica as relações estabelecidas entre artista, público, palco,platéia, roteiro... são trocadas e tudo vai se tornando um grande encontro de Prazer,Amor e Alegria. Os instrumentos da banda vão sendo encontrados, grandes artistas se revelam e finalmente a Maior Banda da Terra faz a sua apresentação.

Thiago Amador é um artista da cena, no teatro, na rua, no circo e nos becos. Palhaço,ator, performer e um brincante da música. Leva a roça no peito pra tudo quanto é canto com sua viola caipira. Formado no CEFERT Palácio das Artes, possui 8 anos de trabalho dedicado a arte. Atua com diversos grupos de teatro em Belo Horizonte, Grupo dos Dez, no Espetáculo Madame Satã, Sociedade do Riso, como palhaço de hospital, Grupo teatro Andante no espetáculo Lama, além de atuar de forma autônoma como palhaço em ruas, praças, escolas, becos com arte relacional e seu espetáculo solo como Homem Banda; The Lover Man Band. Thiago é também colaborador do Programa Mediação de Conflitos que se propõe na resolução pacífica de conflitos, minimização dos riscos sociais, em busca da redução das vulnerabilidades e do enfrentamento às violências. No programa Thiago atua com palhaço para aliviar estes contextos através do riso, além de ministrar oficinas para instrumentalizar os agentes da mediação com os princípios da palhaçaria como ferramentas de atuação junto às comunidades atendidas pelo programa.

Árvore Sonora – Flautas e Harpas (Maycon Lack e Cláudia Miranda)

Tudo o que existe no cosmos consiste de vibrações sonoras. Por meio de sons audíveis, o ser humano pode, de forma direta, acalmar as ondas mentais, aprofundar-se no autoconhecimento, experimentar o estado de união e finalmente conhecer sua essência, o Si ou o Absoluto. As flautas e as harpas foram uns dos primeiros instrumentos musicais criados pelos seres humanos usando seres do reino vegetal, as árvores, e assim permitir que experiências sonoras do mundo espiritual se manifestassem no mundo físico.

O duo de flautas e harpas Árvore Sonora reconhece o papel primordial do som musical como elemento revelador da unidade da consciência. Por isso, trabalha com músicas inspiradas na nossa espiritualidade original e improvisações, para promover elevação, integração, união, paz, alegria, transcendência e conexão.

Oficina Saúde em Movimento com Fernanda Signorini e Felipe Pinheiro

Um convite para o despertar da sabedoria do corpo, para a expansão da consciência corporal, do nosso estado de presença e a escuta do ser. Um aprofundamento prático na metodologia Corpo Essência onde associamos à concepção de saúde integral a naturalidade expressiva e o uso consciente do corpo. Sabemos que o corpo armazena nossas memórias, emoções e sentimentos já vividos, inclusive nossos traumas, que podem promover ao longo da vida bloqueios expressivos e até complicações físicas e psíquicas. O trabalho reúne exercícios e práticas conduzidas para liberar as memórias aprisionadas no corpo que impedem a circulação de energia, a partir do movimento, do toque, da música e da respiração. O encontro favorece o despertar da criatividade, estimula a autoconfiança e a autonomia da sua expressão, para um corpo/ser mais orgânico, afetivo e espontâneo, aquele que vai ao encontro de sua essência, sábia e bela. O encontro é aberto para todas as idades, para todos aqueles que desejam se conhecer para se expandir, conhecer suas possibilidades corporais para se cuidar das emoções. Fernanda Signorini é atriz, preparadora corporal, pesquisadora e bailarina. Felipe Pinheiro é músico, professor e pesquisador musical.

Oficina “A Alimentação Curativa Para a Regeneração do Ser”.

Neste workshop com Rafael Moura, aprenderemos um pouco sobre como a alimentação pode atuar na regeneração e prevenção de doenças crônico-degenerativas. Temas como a importância da manutenção da flora intestinal, da alimentação orgânica e da saúde da família serão abordados por uma visão holística, facilitando a compreensão e a aplicação das mudanças necessárias para uma saúde ideal. Teremos também a oportunidade de praticar de maneira fácil o preparo dos alimentos curativos para incluir em nosso dia-a-dia a alimentação viva. Fermentados, leites vegetais, germinados, brotos, sucos e shakes compõem parte do vasto cardápio que iremos aprender neste encontro e agregar à nossa vida!

Aula de Yoga Integral com Prema e Daniel Tamietti

Sat Prema é professora de Yoga Integral (Sri Aurobindo) e terapeuta sonora, fundadora do Yoga Integral Belo Horizonte e do Co-essencial. Trabalha com cursos de Formação em Yoga Integral, Terapia de Som e Nada Yoga, retiros e outros eventos na área.

Daniel Tamietti é um músico bastante versátil. Toca o violoncelo, violão, guitarra, canta, compõe e arranja. Já participou de orquestras sinfônicas (OSUFMG e OSUEMG) e grupos de câmara (Quarteto Ricercar e Duo Cesaretti), assim como já gravou e acompanhou artistas de diversos estilos fora da música erudita (Lamparina e a Primavera, Raphael Sales, Luan Nobat, entre outros).

Atualmente, integra o grupo de música barroca Modus Novus, o grupo de improvisação livre GILU, a Geraes Big Band e realiza parcerias com outras áreas (Artes Visuais, Dança, Teatro e Yoga).

Aula de Yogalates com Ju Novaes

Prática guiada pela fisioterapeuta e terapeuta holística Ju Novaes. Mescla os princípios biomecânicos do método pilates e os objetivos do yoga.

Cinemáticos - SOM-OS-OM

Propõe a integração dos corpos sonoros e físicos, reconstruindo a relação de sonoridade entre os diversos campos de expressão e imaginação. É um projeto de livre criação sonora e movimentos com diferentes instrumentos como didgeridoo, tambores xamânicos, flauta, tigelas tibetanas, chocalhos, mãos, pés e bocas... É um convite a experimentação sobre como o som transpassa nossos corpos, integrando nossas experiências para além dos conceitos pré-definidos, formando uma grande sinfonia, uma orquestra de amantes da vida e da natureza.

Integrantes: Prema (professora de yoga e terapeuta sonora), Alani Namastxai (terapeuta e músico intuitivo), Juliana Sardinha (psicóloga e terapeuta sonora) e Leandro Assis (biólogo e músico).

Realização: Renassência Musical (João Mendes Rio), Débora Arau e amigos.

@renassenciamusicaloficial

@joaomendesrio_oficial

Organização: Co-essencial

Apoios:

Michelle Parron @michelleparronfotografia – produtora de conteúdo e fotografia

Yoga Integral Belo Horizonte @yogaintegralbh

Pampeano @pampeano_handpan

* ingressos limitados.

** no valor do ingresso não está incluso hospedagem e alimentação.

INFORMAÇÕES: 31 99723-3002 (Prema) Whatsapp

#Natureza #festival #Som #YOGAINTEGRAL #retiro #VidaDivina

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo