• A Mãe

A PERFEIÇÃO É DINÂMICA


Pensa-se geralmente, quando uma criação alcança o máximo de suas possibilidades, que isto é a perfeição. Mas é precisamente contra esta ideia que me coloco. A perfeição não é um cume, ela não é um extremo. Não existe extremo: o que quer que você faça, há sempre esta possibilidade de algo melhor que é o próprio significado do progresso.

A Natureza vai a extremos no que quer que ela faça, e quando vê que não pode mais avançar ela demole tudo e começa novamente. Você não pode chamar isto uma perfeição, pois a perfeição pode ser desfeita. A perfeição somente existirá quando a Natureza não mais for capaz de desfazer o que ela começou. Até agora, contudo, não há exemplo de que ela não tenha desfeito, no processo, aquilo que tinha começado, quando ela julga isto não é suficiente ou que não é o que tinha querido fazer. Assim, não se pode dizer que ela tenha alcançado a perfeição em sua criação.

Dessa forma, o ser humano tal como é agora não pode progredir indefinidamente, não pode chegar a perfeição a menos que emerja acima de si mesmo. Ele precisa passar a uma espécie mais alta ou deixar esta espécie para criar uma outra. O homem é um ser de transição. Você pode dizer na linguagem comum: “Oh! Ele é um homem perfeito!” Mas trata-se de uma forma figurada de falar. O máximo que um ser humano pode alcançar agora é talvez um equilíbrio estático; mas aquilo que é estático pode ser rompido, por carência de progresso.

A perfeição não é um estado estático, ela é um equilíbrio e um equilíbrio dinâmico.

Você pode se mover de perfeição em perfeição. Você pode conceber um estado em que não seja necessário, como é na marcha atual da Natureza, descer a um degrau mais baixo a fim de ser capaz de avançar. No novo estado, pode-se sempre ir à frente sem parar em lugar algum em vez de se ser compelido a voltar atrás a fim de começar de novo.

A perfeição será alcançada no indivíduo, na coletividade, sobre a terra e no universo quando, a cada momento, a receptividade for igual em qualidade e quantidade à força que busca se manifestar.

Este será o equilíbrio supremo entre o que vem de cima e o que se estende embaixo, uma realização em constante progresso.

#humanidade #Natureza #VidaDivina #YOGAINTEGRAL #AMÃE #Homem

82 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo